sexta-feira, 26 de maio de 2017

Estádios por onde andei: Moisés Lucarelli, em Campinas

Neste ano de 2017 eu tive a oportunidade de conhecer mais um estádio. Dessa vez foi a casa da Ponte Preta, em Campinas, o Moisés Lucarelli, na partida em que o time do interior de São Paulo venceu o Palmeiras por 3 a 0 pelo jogo de ida da fase semi final do Campeonato Paulista.

Narrei essa partida pela equipe Gol de Placa da rádio Nova Estação FM, de Franco da Rocha, com os comentários de Samara Gomes e reportagem de Fábio Augusto.



Estádio Moisés Lucarelli ainda vazio por volta das 11h45 da manhã


Em 1900 um grupo de alunos do Colégio Culto à Ciência passava suas tardes jogando bola em campos improvisados de um bairro de nome curioso: Ponte Preta, na cidade de Campinas.

A vizinhança foi batizada em virtude de uma ponte de madeira feita pela ferrovia e que, para ser melhor conservada, havia sido tratada com piche.


Os jovens alunos do colégio no  dia 11 de agosto resolveram fundar um clube e não tiveram dúvidas ao nomeá-lo com o mesmo nome do bairro. Assim surgiu a Associação Atlética Ponte Preta, o primeiro clube do Brasil em funcionamento ininterrupto. O time de futebol mais velho do país. 


Lado externo do estádio Moisés Lucarelli

Ainda faltavam quatro horas para o início da partida, mas as equipes de televisão já tinham terminado a montagem de seus equipamentos do lado de fora do estádio. Nesse momento começam a regulagem de som e os testes dos satélites. 

Aquela imagem linda que você recebe em seu aparelho de televisão é resultado de horas de trabalho de muitos profissionais que chegam cedo nos estádios e são os últimos a saírem. 



Bastidores da montagem dos equipamentos de rádio


Os operados de rádio também são os primeiros a chegarem no local da transmissão para montagem dos equipamentos e testes de som. 


Cabines de rádio no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas

Diferente das novas Arenas, o estádio Moisés Lucarelli possui cabines de rádio improvisadas nessa bancada da imagem acima, pois por se tratar de um jogo de semi final do torneio estadual, muitas emissoras estiveram presentes. 



Corredor das cabines de rádio

Além das emissoras de rádios, nessa bancada algumas câmeras de televisão são instaladas para captura de imagens. 


Cabine de transmissão da rádio Nova Estação FM, no estádio Moisés Lucarelli



Na imagem acima, a cabine da rádio Nova Estação FM e meu material de transmissão. Note que a distância entre o local de trabalho e os torcedores é mínima, o que por um lado é bom, pois você fica mais perto da torcida e é possível sentir o clima do jogo, porém, por outro lado, é péssimo quando os torcedores se irritam com a imprensa e podem invadir a cabine sem nenhuma dificuldade. 




Samara Gomes (comentarista), Fábio Augusto (repórter) e Vander Felipe (narrador)

O estádio Moisés Lucarelli foi inaugurado oficialmente em 12 de setembro de 1948, mas anos antes os amigos Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli (isso mesmo, a grafia da época era com y e não com i) reuniram dinheiro para comprar um terreno onde sonhavam construir um grande estádio para seu time. 

João Burghi, um dos patronos da Associação Atlética Ponte Preta, foi o criador do escudo alvinegro. Descendente de alemães, Burghi foi influenciado pelos escudos das equipes de futebol germânicas do início do século XX. 

Diversos escudos alemães eram muitos semelhantes ao design elaborado por ele para a Ponte Preta, em especial os de times das regiões de Hamburgo e Berlim. 

Nos anos de 2000, o escudo teve oficialmente inserido sobre ele a data da fundação, 11.08.1900, reforçando o fato de a equipe ser a primeira do Brasil criada como time de futebol e em funcionamento ininterrupto.







Confira um resumo da história e dos bastidores dessa transmissão no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. 




0 comentários:

Postar um comentário

Vander Felipe. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blog