segunda-feira, 28 de julho de 2014

Rivelino desaprova Dunga no comando da Seleção e pede mudança de mentalidade no futebol brasileiro

Palavra de Campeão do Mundo tem muita relevância, não é mesmo? E se tratando de Rivelino tem mais ainda.

O ex-camisa 10 do Corinthians recebeu uma homenagem do presidente Mário Gobbi antes do clássico contra o Palmeiras, na Arena Corinthians, junto com o também ex-jogador Tião. 


Créditos: Vander Felipe


Rivelino comentou sobre a emoção de receber uma homenagem no primeiro clássico no novo estádio do Timão, porém, aproveitou para analisar outros temas inerentes ao futebol. Riva, reprova a escolha de Dunga como técnico da Seleção Brasileira e Gilmar Rinaldi como coordenador de Seleções.

Ouça a entrevista na íntegra com jogador Campeão do Mundo com o Brasil na Copa de 70:


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dica de filme: "Maradona, a vida de um gênio do futebol"

Esse documentário retrata como foi a vida do argentino Diego Armando Maradona dentro e fora de campo. Genialidade dentro das quatro linha e muita polêmica no dia a dia. 

Gol com "a mão de Deus", problemas com peso, brigas, transferências de clubes polêmicas e o trágico problema com as drogas são alguns dos temas tratados no documentário sobre a vida do craque argentino, que é idolatrado pelo seu povo. 

Quem é fã do futebol não pode deixar de assistir. 

domingo, 20 de julho de 2014

Os 16 gols do maior artilheiros em Copas

O camisa 11 da Alemanha, Miroslav Klose, aos 36 anos de idade, se tornou na Copa do Mundo do Brasil o maior artilheiro da história de todos os mundiais com 16 gols. 

O primeiro tento foi anotado na Copa do Mundo de 2002 e a vítima foi a Seleção da Arábia Saudita. Depois, o artilheiro deslanchou e entrou para a história do futebol mundial.

Klose nasceu na cidade polonesa de Opole e se mudou com a família para a Alemanha quando ainda era criança. 

Depois de uma passagem pelo Homburg, o atacante se transferiu para o Kaiserslautern, onde estreou no ano 2000. Desde então, a sua carreira entrou em ascensão contínua. Klose foi artilheiro do Campeonato Alemão 2005/2006 e na temporada seguinte se transferiu para o Bayern de Munique. Em 2011, o goleador decidiu mudar de ares e assinou contrato com a Lazio, seu clube atual.

Na Seleção da Alemanha, Klose estreou em 2001 contra a Albânia e marcou de cabeça na vitória por 2 a 1. 

Além da Copa do Mundo de 2002, o atacante alemão também jogou as Copas de 2006, 2010 e 2014.

Confira os 16 gols de Klose em Copas do Mundo:





Qual gol você achou mais bonito?

terça-feira, 15 de julho de 2014

Copa do Mundo: a grande aula da minha vida

A Copa do Mundo do Brasil foi a grande aula que eu tive na minha vida. Não esperava que tudo funcionasse e que o evento seria bem organizado.  Imaginava muitos problemas no transporte público, transtornos com as telecomunicações, caos nos estádios e, sobretudo, diversos problemas de segurança pública. Graças a Deus nada disso aconteceu. Tudo ocorreu dentro da normalidade. Talvez fosse até um pouco de ingenuidade minha, pois pela primeira vez tive a oportunidade de vivenciar o Mundial de Seleções.

Evidentemente que um problema ou outro aconteça, afinal, não existe nenhum grande evento perfeito. A perfeição é algo muito difícil de atingir, e o Brasil chegou quase lá.

Dentro de campo jogos memoráveis. Muitos gols. E a sensação de ver as partidas mais empolgantes de todas as Copas. Incrível!

O povo latino-americano, sobretudo, os brasileiros deram show nos estádios. Cantaram, torceram pelas suas seleções favoritas e mantiveram a paz nas arenas. No entanto, a torcida brasileira marcou um gol contra quando vaiou o hino nacional de Espanha e Chile. Faltou respeito.

Como jornalista fiz o que pude para participar do evento. A rádio Trianon, emissora na qual eu trabalho, não possuía os direitos de transmissão, então eu não podia entrar nos estádio, áreas oficiais da FIFA e etc. Mas consegui a credencial do Centro de Mídia Aberto (CAM), que foi criado pelo governo federal para atender os jornalistas que não foram aos estádios.  

Então pude criar matérias e colocar a criatividade em prática com o que tinha à disposição.
Fui aos arredores da Arena Corinthians horas antes do duelo entre Uruguai e Inglaterra e entrevistei torcedores de ambas as seleções. Também colhi os depoimentos de brasileiros que curtiam o evento, moradores da região de Itaquera e até de argentinos e mexicanos que foram prestigiar a partida.

Durante o jogo fiquei na Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, onde tantos outros torcedores acompanhavam a vitória do Uruguai por 2 a 1 sobre o english team.

Desse “passeio” por São Paulo saíram várias pautas. Muitas curiosidades e temas que envolvem a Copa do Mundo.

Nos outros jogos procurei assistir, anotar, colher dados, analisar e principalmente interagir nas redes sociais para saber o que a galera está pensando sobre determinado assunto. Pesquisar os sites internacionais sobre a repercussão do evento também é fundamental para criar ideias novas e ter uma noção do que os estrangeiros estão pensando sobre o Brasil.

Acredito que eu aprendi muito durante os 30 dias de Copa do Mundo. Muito mais do que em três anos na universidade, pois o que se aprende na academia não representa nem 20% da realidade do jornalista por causa de inúmeros problemas na educação do país, que atinge também o nível superior, e não vale a pena listá-los aqui. Vamos deixar para outra oportunidade.

A experiência de conviver com pessoas de outras nacionalidades durante esses dias, conversar com jornalistas de outros países e outros estados brasileiros contribuiu para o meu aprendizado na vida profissional. Experiência incrível que eu quero repetir nos Jogos Olímpicos de 2016.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dica de filme: "Garrincha alegria do povo"

Garrincha imortalizou a camisa 7 do Botafogo e da Seleção Brasileira. Ao lado de Pelé, é considerado pelos mais antigos um dos maiores jogadores de futebol da história.

"Mané", que era o apelido de Garrincha, jogou em uma época de muitas dificuldades para o esporte brasileiro, pois após a perda do título da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã, no episódio que ficou marcado como "Maracanazzo", a pressão para vencer um título mundial era muito grande. E Garrincha soube, como poucos, superar todas as diversidades e comandou o Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1958 e 1962.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Dica de filme: "O casamento de Romeu x Julieta"

O filme aborda o tema Shakespeariano do amor impossível entre dois jovens torcedores de equipes rivais. 

Julieta é uma torcedora palmeirense e seu pai, diretor do clube, não admite que a filha namore alguém que torça por outro time. 

Romeu, corinthiano roxo, conhece Julieta e faz o impossível para conquistar a bela e sua família.

Vander Felipe. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blog