quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Pratto e Fred podem jogar juntos no Atlético-MG?

Essa pergunta que está no título sempre é feita quando uma equipe de futebol conta com dois jogadores que atuam na mesma posição do setor de ataque. O senso comum indica que não podem formar dupla atletas que ocupam o mesmo espaço dentro de campo. Será? Levanto a questão porque há exemplos reais que deram certo.

Todas as vezes que eu ouço ou leio essa pergunta, eu penso no caso do Mandzukić, aliás, ele tem perfil parecido com Pratto.

Na Alemanha em 2013, a dúvida era se o croata poderia jogar junto com o peruano Pizzaro no ataque do Bayern de Munique durante o período de lesão do francês Ribery. Muitos duvidaram. Mandzukić passou a jogar aberto pela esquerda nos esquemas 3-4-3 ou 3-6-1 ou 4-1-4-1 que eram os mais utilizados pelo técnico Pep Guardiola, à época, que enfrentou resistência do próprio Mandzukic, no final, deu certo.

A mesma polêmica surgiu na Itália com a dupla Higuaín e Mandzukić na Juventus. O croata novamente foi atuar pelo lado esquerdo do ataque, inclusive fechando espaços no meio campo e acompanhando o lateral adversário. Ambos estão fazendo muitos gols e são importantes para a equipe no papel tático.

Esse é apenas o exemplo mais conhecido, mas há outros casos similares. Adriano e Ronaldo, Bebeto e Romário, na Seleção Brasileira. Marticial e Ibrahimovic, no Manchester United. Dzecko e Aguero, no Manchester City e tantos outros.

Pratto e Fred podem jogar juntos sim, com Pratto aberto pela esquerda do ataque ou por dentro na segunda linha de meio campo. No entanto, para que isso aconteça é necessário que o treinador tenha interesse em montar o time assim e o jogador tenha disposição para aprender.

0 comentários:

Postar um comentário

Vander Felipe. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blog